Sabino garante que, no que lhe couber, a Câmara Municipal lutará para que esse sonho seja realizado e que todos sejam dignamente atendidos

A Câmara Municipal de Santa Maria do Salto, por meio do seu presidente, o vereador Sabino Aguiar Souza, participou na tarde desta quinta-feira, 20 de maio, do maior evento em prol da saúde já realizado no Vale do Jequitinhonha.

Organizado pela Associação das Câmaras Municipais do Baixo Jequitinhonha - ACAMBAJ, por intermédio do seu presidente, o vereador Nata CDN, e, também, pela UVIMUC - União dos Vereadores Independentes do Vale do Mucuri, sendo representada pelo vereador Ugleno Alves, a manifestação pedia a retomada das obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni que começou a ser construído há 11 anos e até hoje as obras estão inacabadas e abandonadas.

Em 2018 o candidato ao governo de Minas, hoje eleito, Romeu Zema, prometeu em campanha que retornaria com as obras.  Já se passaram quase 02 anos e meio de governo e a obra continua paralisada. Neste período de pandemia, a ação visa sensibilizar ao Governo de Minas a terminar a construção, que atenderá 1 milhão de pessoas dos dois Vales, considerados os mais pobres de Minas.

O Governo de Zema recebeu 33 bilhões de um acordo feito com a empresa Vale do Rio Doce em compensação aos danos causados pelos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho. Além dos prejuízos ambientais muito irreversíveis, vidas foram ceifadas causadas pelas duas tragédias.

Sabino cobra do Governo de Minas o repasse para a retomada das obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni, porque parte do acordo bilionário será destinado para a retomada de obras inacabadas e paralisadas de governos anteriores na área da saúde. Essa obra quase faraônica está inclusa nesse acordo.

Para que haja a retomada da continuidade da obra do Hospital de Teófilo Otoni deve a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovar a liberação do recurso para essa finalidade. Portanto, compete aos deputados estaduais resolverem essa situação.

Os vereadores dos dois Vales, Mucuri e Jequitinhonha, estão organizado e mobilizando uma comitiva para irem a Belo Horizonte, onde tentarão conversar e convencer os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais a aprovarem em caráter de urgência, a liberação do aporte financeiro, já pactuado no acordo de 33 bilhões com a Vale do Rio Doce, para imediatamente destinar à retomada das obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni.

PALAVRAS DO PRESIDENTE:

"Hoje, os Vales do Jequitinhonha e Mucuri mostraram que, juntos, podemos lutar pelos direitos do nosso povo. Essa ação nos motivou a sonhar com dias melhores para nossa gente que quando precisa de um tratamento de saúde de qualidade tem que ir para Belo Horizonte ou até mais longe que isso. Acredito que ser vereador e mais que sentar em uma cadeira em uma reunião. É preciso ir além e lutar por algo maior que nós mesmos"